Idosos e a Desidratação

Postado em Posted em água

Idosos e a Desidratação

Você sabia que o mecanismo que regula água no organismo perde eficiência à medida que a idade avança?
Não é nenhum mito que idosos se esquecem de beber água. O motivo é que eles sentem menos sede. A explicação é médica: o corpo humano conta com o auxílio de um mecanismo chamado homeostasia hídrica, responsável por regular a quantidade de água dentro do organismo. Se falta água, o sinal é a sede, mas, no caso dos idosos, esse “dispositivo” não funciona com a mesma eficiência e a sede acaba surgindo quando a pessoa já apresenta quadro de desidratação. Essa desidratação é perigosa, pois a água é responsável pelo transporte de nutrientes, controle da temperatura e da pressão sanguínea, liberação de substancias tóxicas pela transpiração e urina, entre tantas outras atividades importantes.

Mas como se prevenir da desidratação? De acordo com a legislação brasileira vigente, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos são consideradas idosas, então, se você faz parte desse grupo ou conhece alguém nessa faixa etária, aqui vão algumas dicas:

• INTRODUZA CHÁS E ÁGUA AROMATIZADA NA DIETA
A água aromatizada (ou saborizada) e o chá (ambos sem adição de açúcar) também servem para suprir a necessidade da hidratação diária. O benefício, é que por serem agradáveis ao paladar, você terá gosto em consumir e se lembrará deles

• TENHA UMA GARRAFA COM VOCÊ
Sempre mantenha uma garrafinha de água na sua bolsa, mesa do trabalho ou criado mudo do quarto, assim você se lembrará de consumir o liquído quando vê-lo

• USE APLICATIVOS OU DESPERTADOR
Uma maneira de aliar a tecnologia e a saúde é utilizar aplicativos que te lembrem de beber água, ou optar pelo bom e velho despertador, progamando ele para tocar o lembrete diversas vezes ao dia!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

 

Receba nosso Conteúdo
Inscreva-se na Nossa Newsletter
Email *

Nome

Sobrenome