O que é um Manacial?

Postado em Posted em água

Como Beber Mais Água?

Afinal, você sabe o que é um Manancial? Entenda o significado dessa palavra e porque é tão importante para o nosso futuro hídrico fazer a sua parte para preserva-lo!

Os mananciais são, simplificando, todos os locais superficiais ou subterrâneos em que conseguimos encontrar a água doce na natureza, ou seja, rios, lagos, lençóis freáticos, entre outros. Para cumprir sua função, um manancial precisa de cuidados especiais, garantidos nas chamadas leis estaduais de proteção a mananciais. Nessas regras, o ponto principal é evitar a poluição das águas, coisa muito difícil de se conseguir em um país como o Brasil. Nossas cidades se expandiram com o passar das décadas de maneira muito rápida e desorganizada, o que resultou na poluição e perda de muitos mananciais. Um dos exemplos mais conhecido é o Rio Tietê, na cidade de São Paulo. Em tese, o mais famoso rio paulista poderia ser um manancial para abastecer milhões de habitantes com água, mas quase 100 anos de poluição acabaram transformando o rio em um enorme esgoto a céu aberto.

A importância da preservação dos mananciais se dá devido ao fato de que, sem essas fontes de água em estado adequado para utilização, o nosso abastecimento para o uso diário e da cidade estará comprometido no futuro. Grande parte da administração e manutenção dos nossos mananciais está fora de nossas mãos, mas atitudes simples podem ter um grande impacto: um ato que ajuda demais na preservação das fontes de água é, simplesmente, descartar o lixo no local correto, não jogando nada nas ruas, calçadas e muito menos em redes de esgoto.

Repasse a informação!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

 

Receba nosso Conteúdo
Inscreva-se na Nossa Newsletter
Email *

Nome

Sobrenome