Prazo de Validade

Postado em Posted em água

Prazo de Validade

Uma dúvida comum de muitos consumidores é acerca da validade encontrada na água mineral: se a água na fonte não possui data limite, por que ao ser engarrafada ela passa a ter validade? Vamos entender :

Ao passar pelo processo de engarrafamento, uma série de componentes começam a atuar na água. Por isso, entidades como ABINAM e Anvisa determinaram prazos de validade variados para cada tipo de embalagem. Por exemplo: uma validade de 12 meses para a água mineral natural sem gás que for armazenada em uma garrafa PET, enquanto que em uma garrafa vidro, esse prazo possa ser estendido para 24 meses.

Já as águas minerais gaseificadas possuem 12 meses de validade em garrafas de vidro e seis meses nas garrafas de plástico. Uma água mineral alcalina possui validade um pouco maior se estiver em uma garrafa de vidro, exatamente pelo material isolar melhor o liquido do meio ao seu redor.

Quando se fala de garrafões plásticos retornáveis de 10 e 20 litros de água mineral, é necessário atentar-se a validade também do próprio vasilhame. De acordo com o DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, determinam o prazo de validade de três anos para esse tipo de produto. Esse período foi estabelecido pelo simples fato de galões começarem a se desgastar. O transporte, calor e limpeza de reaproveitamento pode comprometer a qualidade da água transportada.

O que podemos concluir dessas informações é: esteja sempre atento à data de validade da sua água mineral! Antes de comprar, verifique se ela ainda está no prazo, pois isso fará diferença. Repasse a informação!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

 

Receba nosso Conteúdo
Inscreva-se na Nossa Newsletter
Email *

Nome

Sobrenome